sábado, 23 de setembro de 2023

Cabos Submarinos na Horta (1893-1969)

 
1895 - Rede de Cabos Submarinos do Estado
Postal da época.

A linha vermelha que vai de S. Jorge para o Pico, Prainha do Norte, identifica o lugar onde chega o cabo submarino. Ainda lá existe e em bom estado de conservação, denominada casa do fio.
 Lina Simas (12-12-2022)


Casa do Fio, na baía da areia, Prainha, ilha do Pico.
Fotografia de Lina Simas (12-12-2022)

1895 - Rede Telegráfica nas ilhas
Fayal, Pico, S. Jorge, Terceira e Graciosa




1903 - Bilhete Postal Ilustrado

A instalação do 1.º Cabo Submarino no Faial
Bilhete Postal circulado (1906)


Estação da Western Union Telegrapf Cª,  no Faial



Interior da Estação da Western Union Telegrapf Cª , no Faial








A doca do Faial em 1903



Ao pensarmos que hoje em dia, quase toda a gente tem o seu telemóvel, o seu computador e outros equipamentos de comunicação em rede, podemos parar um pouco e questionar qual terá sido a evolução das comunicações! Saltamos dos sinais de fumo, do lançar do pombo-correio para os faróis e... com a descoberta da eletricidade todo o processo se acelera e o mundo entra na era da globalização.



A Horta, local geograficamente estratégico no meio do atlântico, desempenha um papel fundamental na história das telecomunicações. Através dos cabos submarinos, condutores de mensagens por impulsos elétricos, aqui “amarrados”, a Horta transforma-se num entreposto de receção e emissão das comunicações mundiais e pioneira nas comunicações entre os continentes europeu e americano.


 O primeiro cabo ficou operacional em 1893, ligando Carcavelos à Horta e a partir desta data outros se foram ligando. Em 1928 concentravam-se na Horta quinze cabos telegráficos submarinos ligados à Inglaterra, Estados Unidos da América, Canadá, Irlanda, França, Cabo Verde, Itália e Alemanha, o que fazia com a cidade constituísse um dos maiores centros de comunicações do planeta, unindo o mundo e globalizando informações de cárater essencialmente meteorológico, naval e bélico, particularmente úteis em períodos como as duas Grande Guerras Mundiais.
Companhias telegráficas de nacionalidade alemã, inglesa e americana instalaram-se na cidade e aqui permaneceram durante seis décadas, influenciando naturalmente a vida social, cultural e desportiva da comunidade faialense. Aprendem-se e falam-se diferentes línguas. Criam-se orquestras que atuam com regularidade e ouve-se jazz.

Fundam-se clubes desportivos e praticam-se novas modalidades como o remo, a vela, o pólo aquático, o ténis ou o futebol. A Horta torna-se devido às circunstâncias, numa cidade cosmopolita e cheia de vida, onde inevitavelmente se fazem alguns casamentos entre os funcionários estrangeiros das companhias e jovens faialenses.
O encerramento da ultima companhia estrangeira de cabos telegráficos submarinos dá-se em 1969 pela natural obsolência do sistema. Ficaram os edifícios imponentes como a “Trinity House”, assim chamado por albergar as três companhias e os bairros administrativos e residenciais como as ainda hoje designadas, Colónia Alemã, pertença do Governo Regional e a instalação da companhia americana Western Union, atual Faial Resort Hotel.
Mas ninguém trava a progresso e a história vai-se repetindo. Os cabos telegráficos deram lugar aos cabos axiais e a partir de 1998 aos cabos de fibra óptica, esse prodígio da técnica dos condutores!
 In: Computerword



Nota: ROBERT ALFRED MACKAY terá sido Engenheiro e/ou Telegrafista da
Western Union  no Faial, nas décadas de 30 a 50 do século XX.


Entre 1893 e 1969 a cidade da Horta, na ilha do Faial tornou-se um importante centro de comunicações intercontinental, ligando a Europa à América do Norte.

Em 23 de Agosto de 1893 a empresa britânica Telegraph Construction and Maintenance Company instalou o primeiro cabo telegráfico submarino nesta cidade, ligando-a à de Lisboa.

Em 1928 já se concentravam na Horta quinze cabos telegráficos submarinos, o que a tornava num dos maiores centros de comunicações deste género em todo o mundo.

Texto e imagem de Fernando A. Pimentel (Corvo)



Correspondências para Companhia
Western Union, na Horta


Correio Censurado (II Guerra Mundial)


1943 - Censura Militar na Horta
De São Roque do Pico ( PC Santo António) para Horta

1943 - Censura Militar na Horta
De São Roque do Pico ( PC Santo António) para Horta



1943 - Censura Militar
De Lisboa para Horta


1943 - Correio Censurado
De Inglaterra, via Lisboa, para Horta


Correio Normal


1935 - Do Japão, via Sibéria, Lisboa, Horta

1948 - USA, via Ponta Delgada, para Horta
1948 - USA, via Aeroporto de Santa Maria, para a Horta

1949 - Da Austrália (Adelaide, registada), via Ponta Delgada, para Horta.




1949 - New York, via Aeroporto de Santa Maria, Angra do Heroísmo, para a Horta

1950 - USA, via Aeroporto de Santa Maria, Angra do Heroísmo, para Horta.



Itinerário dos Cabos Submarinos nos Açores Circulou do Aeroporto da Terceira (19-04-1958) com destino a Roma



Sem comentários:

Enviar um comentário